A cobrança de juros altos dificulta a vida financeira de milhares de famílias incorrendo em perda da qualidade de vida, e muitas vezes até perda da saúde do financiado.
A sensação ruim de saber que esta sendo lesado e se sentir de mãos atadas aos abusos de juros cometidos pelos credores deve ser combatida.
Dessa forma, existem algumas possibilidades que podem e devem ser tomadas para evitar esse tipo de cobrança abusiva.
Além da previsão por meio do Código de Defesa do Consumidor sobre cláusulas demasiadamente desproporcionais, o Código Civil também prevê sansões ao enriquecimento sem causa.
Nesse artigo explicaremos melhor como recorrer a juros abusivos e todos os demais abusos cometidos em contratos.
ÍNDICE
Como processar banco por juros altos?
Para processar banco por juros altos é fundamental identificar e comprovar as irregularidades contidas no contrato objeto da revisão. A principio, juros elevados e cláusulas abusivas são facilmente identificadas através de um laudo contábil, que comprovará a cobrança de juros abusivos.
Um processo judicial deve ser bem elaborado por profissional gabaritado, que será responsável pela obtenção das devidas provas judiciais.
Assim como em qualquer ramo de atividade, o profissional escolhido para processar banco por juros altos deve ser comprovadamente competente para isso.
Após a escolha do profissional e com o laudo contábil em mãos, é possível ingressar com a ação revisional de contrato.
Essa ação tem por objetivo obter a revisão e anulação integral ou parcial de cláusulas abusivas, principalmente no que tange a abusividade de juros.
Dessa forma, a cobrança exagerada de juros efetuada pelo credor poderá ser revogada via liminar judicial.
A ação judicial é a única forma de obter a revisão de taxas abusivas de juros?
A ação judicial certamente é uma maneira muito eficiente de se obter o reequilíbrio contratual.
Contudo uma análise prévia do contrato que originou a dívida deve ser bem elaborada a fim de identificar o melhor caminho para se efetuar a revisão.
De fato algumas dívidas podem ser revisadas por meio da negociação extrajudicial.
Essa negociação visa através de contato direto com o agente credor, a revisão total ou parcial do contrato para obtenção de uma redução da dívida de maneira geral.
Por intermédio da negociação extrajudicial muitas vezes é possível eliminar completamente cobranças exageradas de juros e encargos abusivos.
Entretanto a negociação extrajudicial algumas vezes pode ser impraticável por dificuldades criadas pelo agente financeiro, simplesmente porque para o credor não é interessante reduzir a cobrança de juros.
Nessa situação não restará outra alternativa que não seja a revisão de contrato por via judicial.
Quais os tipos de dívidas podem obter a revisão de juros elevados?
Absolutamente todo tipo de dívida que possui algum tipo de contrato pode ser revisada.
Nesse sentido, dívidas obtidas por meio de cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículos ou empréstimos diversos podem ser objeto de revisão.
Processar banco por juros altos ou qualquer outro agente financeiro é a possibilidade real de obter uma revisão da dívida de maneira justa.
De fato que o Brasil é campeão de cobrança abusiva de juros, haja vista o recorde de lucro dos bancos divulgados mensalmente pela mídia.
Dessa maneira, efetuar a revisão contratual passa a ser uma possibilidade real para equilibrar a balança .
Quais as principais irregularidades encontradas em contratos de financiamentos?
Existem absurdos praticados em contratos em geral, mas sem dúvidas que a principal forma de abuso esta na cobrança abusiva de taxas e encargos.
Alguns contratos chegam a conter taxas que extrapolam todos os limites em relação ao direito de cobrar juros.
Dessa forma processar banco por juros altos é mais do que uma questão de economia, é certamente a maneira de fazer valer os direitos do consumidor.
Nesse sentido elencamos abaixo as principais irregularidades comumente encontradas em contratos em geral:
- Encargos excessivos;
- Juros Abusivos;
- Multas e juros de mora elevados;
- Taxas e tarifas que caracterizam venda casada;
- Taxas não informadas ou informadas incorretamente;
- Taxas de juros maiores do que as pactuadas no momento da aquisição.
Processar banco por juros abusivos me trará benefícios?
Se comprovada a abusividade contratual certamente que o processo judicial contra o banco trará benefícios.
O principal deles é a possibilidade de anulação de cobranças elevadas de juros ou devolução de taxas e tarifas cobradas indevidamente.
Além disso, é possível a concessão da liminar para retirada do nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito como SPC e SERASA, para os casos onde já existe atraso nas parcelas.
Entretanto o maior benefício é saber que se estará pagando o valor justo pela dívida, colocando um basta nos juros exagerados.
Processar banco por juros abusivos me prejudicará de alguma maneira?
Como toda ação judicial, ingressar com um processo é uma expectativa de benefício, e não uma certeza.
Claramente há a possibilidade de se perder a ação caso não seja efetuado por profissional gabaritado e qualificado.
Dessa forma, é imprescindível pesquisar muito antes de contratar alguém para fazer a revisão de juros abusivos.
Processar o banco pela cobrança elevada de juros deve ser algo que traga benefícios e não malefícios.
De fato a Reis Revisional é a empresa mais indicada para fazer sua revisão contratual contra práticas abusivas e juros altos.
Isso porque trata-se de empresa que leva a sério o consumidor, respeitando todas as normas e diretrizes do mercado, além de ser certificada pela norma ISO 9001.
Somente a Reis Revisional faz análise prévia de sua dívida e garante em contrato redução dos valores ou devolução do seu dinheiro.
Fale agora mesmo com a Reis Revisional e coloque um basta na cobrança exacerbada de juros.
Conclusão
Ingressar com uma ação judicial contra bancos e financeiras é direito e dever do consumidor.
Dessa maneira, para que o processo revisional seja efetivo, um profissional gabaritado e experiente é altamente indicado.
Processar banco por juros altos chega a ser uma obrigação frente ao código de defesa do consumidor, que é ignorado pelas instituições financeiras.
Contudo existem outras possibilidades que também visam a redução da dívida, como a negociação extrajudicial.
O mais importante é comprovar que houve abusos cometidos contra o consumidor e reverter o quadro a fim de tornar o contrato novamente equilibrado entre as partes, colocando um basta no lucro exagerado de bancos e financeiras.
Nesse sentido, a Reis Revisional é a consultoria mais indicada para fazer a revisão de sua dívida.
Certificada pela norma ISO 9001 e com profissionais altamente qualificados, a Reis Revisional garante redução da sua dívida em contrato.
Fale agora mesmo com um consultor especializado e coloque um ponto final definitivo na cobrança de juros abusivos.
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras.
Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.
Boa noite
Realizei a prorrogação por 4 meses do empréstimo conseguindo no banco Itaú, eles ficaram de enviar o Relatório das parcelas para anilizar os valores, se caso eu não aceita-se poderia pedir o cancelamento.
Pois ñ recebe retorno algum e eles realizaram a prorrogação, e min cobraram 100% do valor da prorrogação das 4 parcelas.
Solicitei o cancelamento dentro do prazo e ñ realizaram, alegaram que o prazo foi inspirado, tenho o número de protocolo e horário da minha solicitação de cancelamento.
Olá Sr. Antonio, obrigado pelo contato! Nossa equipe irá entrar em contato para entender melhor sua situação e informar sobre como proceder quando há prática de juros abusivos 😉
Rafaela, obrigado por nos contatar! Nossos consultores entrarão em contato com informações…