Será que atualizar boleto vencido é realmente a melhor alternativa para quem esta com pagamentos pendentes?
Muitas vezes atrasar o pagamento de um boleto é apenas a ponta do iceberg.
Dificuldades financeiras ocasionadas pelo desemprego, inflação e perda do poder aquisitivo levam as pessoas a terem que escolher quais as dívidas serão pagas e quais não.
Entretanto a cobrança de juros abusivos também é um fator que degrada as finanças levando os consumidores à inadimplência.
De fato que pagar todas as contas em dia é o cenário ideal para evitar inúmeras complicação como negativação do CPF por exemplo.
Porém atualizar boleto vencido significa concordar com taxas e tarifas abusivas.
Conheça nesse artigo a melhor forma para economizar dinheiro e manter a saúde financeira em dia combatendo práticas abusivas em dívidas bancárias.
ÍNDICE
Quais os encargos para atualizar boleto vencido?
O boleto bancário é um título de cobrança e tem um prazo estipulado para que possa ser pago.
Ao atrasar o pagamento de um boleto comumente haverá incidência de juros e multas pelo atraso.
Algumas vezes deverá constar no próprio boleto a informação sobre os valores a serem cobrados pelo atraso.
Insta frisar que alguns boletos de prestadores de serviços como água e luz não exigem a geração de um novo documento para pagamento, ou seja, não é necessário atualizar boleto vencido.
Com a instituição das novas regas para pagamento de boletos vencidos que se deu em 2017, o boleto vencido poderá ser atualizado no momento do pagamento, onde os juros e multas serão calculados de acordo com as taxas definidas no próprio boleto.
Dessa forma, não é necessário reimprimir o documento simplesmente porque a data de vencimento já passou.
De fato que algumas vezes o próprio emissor do boleto atrasa a emissão do documento.
Nesse caso, a cobrança de juros e multas não deverá ser aplicada vez que a culpa é do emissor e não do pagador do documento.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, cobrança de multas e encargos indevidos não são permitidos, devendo haver o ressarcimento dos valores cobrados ilegalmente.
Como funciona a cobrança de juros ao atualizar boleto vencido?
Conforme determinado no Código de Defesa do Consumidor, ao atualizar boleto vencido o valor máximo para incidência de cobrança de multa é de 2% do valor do boleto.
Assim, esse valor deverá ser cobrado uma única vez pelo vencimento do boleto.
Além da multa é passível cobrança de juros de mora, que deve ser de no máximo 1% por mês, ou seja, 0,33% ao dia.
Então quanto mais tempo o consumidor ficar com o boleto em atraso, maior será a cobrança dos juros de mora.
Igualmente aos boletos vencidos, a incidência de multa e juros de mora em cartões de crédito também não podem ultrapassar respectivamente 2% para multa e 1% para mora.
Entretanto quando o valor total da fatura não é pago, e há atraso no pagamento da fatura, o consumidor automaticamente entrará no chamado “crédito rotativo”.
Nesse caso, não há limite pré-estabelecido em lei para cobrança de juros.
Desse modo, algumas operadoras de cartão de crédito chegam a cobrar mais de 300% a.a. de juros pelo atraso no pagamento de faturas em cartões de crédito.
Para esse tipo de cobrança abusiva, o consumidor poderá fazer uma revisão da dívida por meio de uma ação revisional ou negociação extrajudicial.
Falaremos sobre a cobrança de juros abusivos mais adiante.
Quais os riscos de estar com boleto vencido em um financiamento
Como vimos, atualizar boleto vencido irá incidir em pagamento de juros e multa.
Estar com um boleto vencido em um financiamento as cobranças poderão ser ainda maiores.
Quando uma pessoa faz um financiamento através da alienação fiduciária de algum bem, ela poderá sofrer uma ação do credor que irá querer a retomada desse bem para quitação do débito em aberto.
De fato isso é comum em financiamentos de veículos.
No caso de imóveis, estar com o boleto vencido é ainda mais arriscado, vez que o credor não necessita ingressar com ação judicial para retomar a posse do imóvel.
Além disso, estar com o pagamento em atraso de boletos e prestações certamente incorrerá na negativação do CPF do devedor.
Entretanto todos esses empecilhos podem e devem ser evitados.
A cobrança de juros abusivos esta presente na maioria dos contratos bancários, seja empréstimos pessoais, cartão de crédito, cheque especial ou financiamentos de veículos.
Todos esses tipos de contratos podem e devem ser revisados.
Atualizar boleto vencido significa que você estará concordando com todos os abusos cometidos nesses contratos.
Porém ao efetuar a revisão contratual, os juros abusivos, taxas indevidas e cláusulas abusivas deverão ser revisadas a fim de promover o reequilíbrio da relação contratual entre banco e consumidor.
Desse modo, com a retirada da incidência desses encargos abusivos, a dívida poderá sofrer uma redução de até 90% do valor total do contrato.
Como funciona a revisão de dívidas com parcelas em atraso?
A revisão de dívidas com parcelas em atraso ou em dia pode ser efetuada a qualquer momento, desde que haja algum abuso identificado no contrato que vá de encontro ao Código de Defesa do Consumidor.
Uma revisão de dívida visa principalmente a redução da cobrança de juros abusivos, contudo é eficaz também na devolução de taxas indevidas e proteção do CPF e do bem alienado.
No Brasil, a Reis Revisional é a melhor consultoria para fazer a revisão.
Isso porque possui ampla experiência na revisão de dívidas bancárias sendo referência no mercado.
A Reis Revisional é certificada pela norma ISO 9001 de qualidade, com alto padrão no atendimento e eficiência comprovada na redução de juros abusivos.
Portanto não perca mais tempo.
Antes de atualizar seu boleto vencido, faça o Cálculo Revisional Gratuito e coloque um ponto final na cobrança abusiva de juros.
Atualizar um boleto vencido pode ser uma armadilha?
Certamente atualizar boleto vencido pode ser uma armadilha pela cobrança excessiva de multas e encargos.
Conforme visto, o Código de Defesa do Consumidor prevê que a incidência de juros e multas não podem superar 2% e 1% respectivamente.
Entretanto não é isso que ocorre na prática.
Muitas vezes ao atrasar a parcela do financiamento de um veículo por exemplo, o consumidor ao contatar o credor é surpreendido com cobranças exageradas de juros e encargos excessivos.
Isso sem falar na cobrança vexatória que sofre pelo atraso na parcela.
Inúmeras ligações de cobrança e ameaças giram em torno da maneira de cobrar de bancos e financeiras.
Todas essas práticas são freqüentes e devem ser combatidas.
Além disso, existem empresas que se passam pelo credor e emitem boletos falsos.
Ou seja, o consumidor é atacado por todos os lados, e deve ficar cada vez mais atento para não cair nessas armadilhas.
Portanto antes de fazer a atualização do boleto vencido, pare, pense, pesquise todas as alternativas e toma a melhor decisão de maneira consciente.
Com o cálculo de juros abusivos em mãos você poderá decidir se atualizar boleto vencido é mesmo a melhor saída para seu caso.
Banco pode se recusar a receber um boleto atrasado?
Bancos não podem se recusar a receber boletos mesmo que em atraso, desde que respeitados os limites constantes no próprio boleto.
Muitas vezes alguns bancos limitam o recebimento do boleto em qualquer instituição até uma determinada data.
Ou então o próprio boleto especifica as informações de pagamento e orienta o consumidor para o caso de atraso no pagamento.
Entretanto não havendo essas informações, o banco não poderá recusar o recebimento.
Caso isso ocorra, uma denuncia nos canais de atendimento do banco poderá ser efetuada ou até mesmo reclamações em órgãos de proteção ao consumidor.
Conclusão
Atualizar boleto vencido pode significar pagamento de encargos, multas e juros em excesso.
Muitas vezes o consumidor não desconfia, mas mesmo com o boleto sendo pago em dia poderá estar sofrendo com a cobrança de juros abusivos.
O Brasil possui uma das maiores taxas de cobrança de juros em contratos do mundo.
Isso significa que, ao efetuar a atualização de um boleto atrasado, o consumidor estará concordando com esses abusivos.
Portanto a melhor maneira para saber se deve ou não atualizar boleto vencido é, antes de mais nada, fazer o Cálculo Revisional Gratuito.
Através desse cálculo será possível identificar abusos em relação às taxas de juros de empréstimos, cartões de crédito, cheque especial ou financiamentos diversos.
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras.
Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.