ÍNDICE
Embutir tarifas em contratos bancários é permitido?
“A cobrança das Tarifas de Seguro, de Registro de Contrato e de Avaliação do Bem são manifestamente abusivas, correspondendo a ônus da atividade econômica do banco e não a serviço prestado ao consumidor”.
Esse tem sido o entendimento em revisões de contratos bancários onde há cobrança de tarifas embutidas, como seguros, serviços de terceiros, etc.
Inclusive hoje em dia é possível reaver esses valores por meio da negociação extrajudicial, especialidade da empresa Reis Revisional, responsável direta por ajudar milhares de famílias em todo o Brasil na luta contra a cobrança de juros abusivos no país.
Como funciona a cobrança de tarifas embutidas em contratos de empréstimos e financiamentos bancários
Em suma, ao celebrar o contrato de financiamento, a instituição bancária embutiu essas tarifas levando assim vantagem sobre o consumidor, pois além de obter lucro com a “venda do financiamento” ainda empurra por meio da venda casada, tarifas de seguro, taxas administrativas, tarifas de avaliação do bem dado em garantia, entre outras.
Muitas vezes, o empréstimo somente é concedido mediante essas contratações, criando tarifas embutidas teoricamente obrigatórias.
Essa prática é considerada venda casada e é expressamente proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, o CDC.
As tarifas embutidas em contratos de financiamentos podem ser encontradas na maioria dos contratos firmados entre bancos e consumidores.
A cobrança é ilegal e injusta, pois impede que a parte conheça a natureza do serviço e procure outro profissional que possa efetuá-lo, impedindo melhor conhecimento dos preços que são praticados no mercado.
A Reis Revisional se especializou em reverter esse quadro, e vem conquistando vitórias importantes na luta contra a prática abusiva imposta por bancos e financeiras.
Conheça os nossos serviços, faça um cálculo online de seu financiamento e descubra o quanto você pode economizar.
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras.
Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.