ÍNDICE
Busca e apreensão de veículo é legal mesmo com processo revisional?
Manter um veículo na garagem não é tarefa simples. Há quem diga que as despesas equivalem ao sustento de uma família tendo em vista o alto custo de manutenção do bem além de impostos altíssimos como IPVA e multas de trânsito, isso sem falar nos gastos com combustível e seguro. Ufa! Realmente são despesas que não acabam mais, isso tudo somado ainda a parcela do automóvel, pois a maioria dos brasileiros possuem veículo alienado junto à alguma instituição financeira. Segundo a CETIP, entidade que opera o Sistema Nacional de Gravames, todos os dias cerca de 30 mil novos financiamentos para aquisição de carros, motos e caminhões são efetuados no Brasil.
Nesse cenário é comum o consumidor não conseguir arcar com as parcelas e assim correr o risco de sofrer um processo de busca e apreensão. Todo veículo alienado na verdade não pertence ao consumidor até que este quite as prestações do financiamento. Ocorrendo atraso no pagamento, o banco pode ingressar na justiça para retomar o bem. Quando isso acontece e o veículo é apreendido, normalmente é encaminhado à um leilão onde o mesmo será rapidamente vendido a preços bem abaixo dos praticados pelo mercado. O problema é que isso não quita a dívida do cliente e o saldo devedor continua em aberto junto ao banco.
Então a melhor saída é o processo revisional?
A ação revisional é indicada para tentativa de bloqueio do processo de busca e apreensão do veículo, porém depende muito de cada caso para que sua eficácia corresponda às expectativas. Na verdade o intuito de uma ação revisional, como o próprio nome já diz, é revisar o contrato de financiamento e em caso de identificação de irregularidades, promover os pedidos de revisão da parcela e devolução de taxas abusivas, principalmente em relação aos juros. O consumidor deve ficar muito atento pois nem todas as empresas oferecem um serviço de qualidade e acabam ludibriando as pessoas que pensam que estão protegidas, e no final acabam perdendo o bem.
Quem esta com parcelas do seu financiamento em atraso deve procurar ajuda de um profissional sério que irá alertar sobre todos os riscos e possibilidades da ação revisional. Se você esta nessa situação, fale agora mesmo com um consultor da empresa Reis Revisional para sanar todas as dúvidas e não correr o risco de perder seu veículo.
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras.
Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.
Bom dia, terminei de pagar meu carro em 2017 60 parcelas, consigo entrar com ação ainda devido ter pago muito juros?
Olá Camila! Existe a possibilidade de reaver tarifas embutidas no seu contrato (caso existam). Essa prática é denominada “venda casada”, contudo é necessária análise prévia do contrato antes do ingresso da ação. Além disso, é necessário pesar se o investimento da ação compensa o litígio. Se permanecer dúvidas nossa equipe poderá orientá-la, basta clicar no ícone do aplicativo “whatsapp”. Até mais!