Saber como reduzir juros bancários é fundamental para obtenção de economia financeira e melhoria da qualidade de vida.
Seja cobrança exagerada de juros no cheque especial, cartão de crédito, financiamento de veículo ou empréstimos em geral, todas essas modalidades devem ser revisadas para identificação de cobrança de juros abusivos.
Reduzir juros bancários é possível e deve ser feito.
Neste artigo mostraremos como fazer a revisão da maneira correta para que você não aumente ainda mais os prejuízos.
Dessa forma, apresentaremos os caminhos possíveis para fazer a revisão de sua dívida, com dicas preciosas para evitar armadilhas e surpresas desagradáveis com empresas de revisão de contratos não idôneas.
Então leia esse artigo até o final e saiba tudo sobre redução de juros praticados por bancos e financeiras.
Veja também:
Como economizar dinheiro com eficiência
Como para processar o banco por juros altos
Revisional de Veículo Vale a Pena?
ÍNDICE
Como reduzir juros bancários?
A redução de juros bancários começa antes da assinatura de um contrato ou contratação de um serviço junto ao banco.
Ao optar pela abertura de uma conta corrente por exemplo, deve-se primeiramente verificar quais as taxas de juros praticadas pela instituição em linhas de empréstimos, cheque especial, e até mesmo tarifa de administração da conta.
Da mesma forma ocorre na hora de financiar algum bem como carro ou casa.
A velha e boa pesquisa de mercado deve ser feita com o intuito de identificar as melhores ofertas de crédito disponíveis.
Entretanto para quem já possui algum tipo de dívida e quer reduzir juros bancários, é fundamental saber como identificar irregularidades.
A título de exemplo vamos considerar um financiamento de veículo.
Primeiramente, para identificar cobrança de juros abusivos, uma análise no contrato que originou a dívida deve ser efetuada a fim de averiguar as taxas de juros informadas.
De fato muitos bancos e financeiras costumam apresentar um valor em contrato e praticar outro, maior e mais vantajoso a eles.
Outro tipo de cobrança abusiva recorrente em contratos bancários são tarifas embutidas de maneira ilegal.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a venda de um produto ou serviço condicionado a outro produto ou serviço é ilegal.
Portanto tarifas de seguro, serviços de terceiro, títulos de capitalização e garantias diversas não podem estar contidas no contrato de financiamento.
Caso esse tipo de cobrança tenha ocorrido, o consumidor pode ingressar com a ação de revisão contratual a fim de receber a devolução dos valores cobrados ilegalmente, além da revisão de taxa de juros e qualquer outro abuso contido no contrato.
Os caminhos mais comuns para revisão contratual se dão por meio da Ação Revisional ou pela Negociação Extrajudicial.
Veremos cada uma delas com mais detalhes abaixo:
Como reduzir juros bancários através da negociação extrajudicial
Como o próprio nome diz, a diminuição de juros cobrados por banco pode ser feita por meio de uma negociação sem a necessidade de ingresso de ação.
Contudo bancos e financeiras não costumam facilitar esse tipo de negociação.
De fato que a cobrança de juros abusivos implica em uma enorme margem de lucro para essas instituições, que relutam em abrir mão desse benefício, tornando-se mais ricas e poderosas a cada ano.
Entretanto quando realizada por profissional sério e competente, com comprovação técnica da cobrança abusiva, a conversa pode mudar.
De acordo com o que falamos, um contrato bancário comumente não segue as regras e padrões estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
A saber, um contrato bancário pode ser um contrato de financiamento assinado por banco e consumidor como em financiamentos de veículos, ou ainda pode ser um contrato de adesão, que nada mais é do que um contrato com cláusulas pré-estabelecidas que não cabem negociação, como contratos de conta corrente/ cheque especial, cartão de crédito ou empréstimos em conta.
Todas essas modalidades podem ser revisadas para diminuição de juros abusivos.
Outro ponto que é determinante no sucesso de uma negociação extrajudicial de dívidas é saber com quem exatamente deve-se negociar.
De maneira geral, bancos e financeiras disponibilizam escritórios de cobrança com atendentes de telemarketing que se passam por advogados.
Esses atendentes fazem a chamada cobrança agressiva ou vexatória, que também é proibida pelo CDC.
Infelizmente esses atendentes são treinados para explorar o consumidor com cobrança de taxas e juros de mora.
Em suma, é possível reduzir juros bancários através da negociação extrajudicial desde que feita do modo certo com apresentação de laudo que comprove os abusos, com conhecimento sobre as pessoas certas para se concluir a negociação e assim diminuir os juros.
Como reduzir juros bancários através da ação revisional
A redução de juros bancários através da ação revisional é indicada nos casos onde há maior dificuldade em redução através da negociação extrajudicial.
A saber, a ação revisional tem como princípio o ingresso judicial de ação contra o credor, com a finalidade de obtenção de redução de juros abusivos e devolução de tarifas cobradas indevidamente através da anulação integral ou parcial de cláusulas do contrato bancário.
Nesse sentido, para ingressar com a ação revisional também é necessário comprovar o abuso através de laudo técnico.
De maneira geral esse laudo aponta deforma precisa todos os abusos cometidos no contrato bancário.
Comumente a ação revisional visa três pedidos básicos:
- Revisão de taxa de juros e devolução de tarifas indevidas;
- Anulação de possível ação ingressada pelo credor, como busca e apreensão de bens em garantia por exemplo;
- Retirada de restrições como negativação ou protesto de CPF;
Para saber mais sobre a ação revisional, acesse: Juros abusivos e a ação revisional
Como contratar um profissional para reduzir juros bancários
Infelizmente hoje no mercado, como em todas as áreas, existem os bons e os maus profissionais.
No caso de revisão de juros, aventureiros costumam agir de má fé com consumidor ofertando serviços baratos, mas sem nenhuma efetividade.
Muitas vezes há promessas milagrosas como redução de parcelas de dívidas de maneira imediata ou reduções surreais em pouquíssimo tempo.
De maneira geral, essas empresas não visam informar o consumidor sobre seus direitos e sobre como proceder em caso de abusos.
Na maioria dos casos, sequer buscam entender a necessidade do cliente e adequar o melhor serviço à sua necessidade.
Isso quando não pegam o dinheiro e somem da noite para o dia.
Por todos esses motivos, antes de contratar empresa ou advogado especializado em reduzir juros bancários, alguns cuidados devem ser tomados.
Nesse sentido, antes de contratar o profissional para reduzir sua dívida, faça as seguintes pesquisas:
- Verifique se o CNPJ da empresa existe e quando foi criado. Cruze a informação com o tempo de experiência informado pela empresa de revisão contratual;
- Faça consultas na internet por meio de reviews de clientes em redes sociais e sites de pesquisa;
- Verifique se existem reclamações cadastradas em nome da empresa, e se ela se preocupa em resolve-las;
- Certifique-se que o contato com a empresa após a contratação dos serviços será eficiente, para que tenha acesso às informação durante o andamento da revisão;
- Conheça todas as áreas da empresa, e não apenas o setor de vendas;
- Verifique se a empresa contratada possui selos e certificações comprovadas de qualidade.
A Reis Revisional funciona na redução de juros?
Agora você já sabe as qualidades necessárias que uma empresa deve ter para reduzir dívidas bancárias.
Então vamos descobrir se a Reis Revisional funciona e se é a melhor empresa do seguimento para obtenção de redução de juros abusivos:
- A Reis Revisional esta caminhando para quase 1 década de experiência comprovada em redução de juros abusivos;
- Cerca de 600 avaliações positivas no Google de clientes reais, sem reclamações registradas na internet;
- Mais de 100 casos resolvidos com sucesso por mês;
- Já proporcionou economia financeira que somada, ultrapassa o valor de 100 milhões de reais;
- Após a contratação dos serviços, na Reis Revisional você terá um atendente exclusivo para sanar suas dúvidas ao longo da revisão de contrato, com atendimento por telefone, email, whatsapp ou pessoalmente;
- A Reis Revisional possui certificação pela norma ISO 9001 com acreditação pelo INMETRO, além de inúmeros prêmios de qualidade nacionais e internacionais;
Por fim, a Reis Revisional funciona e irá trazer a você a redução de sua dívida de maneira ética, profissional e com o que há de melhor em termos de qualidade e eficiência.
Como saber se estou sendo vítima de juros abusivos
Uma análise breve de seu contrato bancário já trará alguns indícios se você esta ou não sofrendo cobrança excessiva de juros.
Entretanto para obter um cálculo preciso, preencha o Cálculo Revisional Gratuito.
Após o preenchimento dos dados, um consultor especializado fará o cálculo e informará sobre os possíveis abusos contidos em sua dívida.
Seja cartão de crédito, cheque especial, empréstimos de pessoa física ou jurídica ou financiamento de veículos, a Reis Revisional irá te ajudar.
Após reduzir os juros bancários com a Reis Revisional, você certamente conquistará a tranquilidade necessária para se preocupar com coisas que realmente são importantes para você.
Deixe que a Reis Revisional cuide de sua dívida por você.
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras.
Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.
Tenho certeza que to pagando 2 automóveis
Olá Sr. José! Obrigado pelo seu contato! Infelizmente essa prática é recorrente em nosso país, porém temos a solução para seu caso a fim de que possa se livrar dos juros abusivos. Vamos contata-lo!