Muitas pessoas hoje em dia não possuem dinheiro suficiente para a compra de um veículo a vista, e com isso acabam tendo que financiá-lo através de instituições financeiras ou bancos. Com isso essas instituições ficam com o veículo como garantia, pois em caso de atraso ou inadimplência das parcelas, elas podem retomar o bem através da Ação de Busca e Apreensão.
O pesadelo começa quando no dia do pagamento da parcela, você se dá conta que não possui o dinheiro para o pagamento. Muitas vezes isso acontece pelo simples fato de que os juros cobrados são irregulares, ou seja, juros abusivos. Para piorar a situação, os juros de mora tornam as parcelas praticamente impagáveis, e muitas vezes não estão previstas em contrato.
ÍNDICE
Como funciona a busca e apreensão de veículos
A Busca e Apreensão de Veículos é uma ação judicial ingressada pela instituição financeira, pedindo na justiça a retomada do bem por conta de atrasos no pagamento das parcelas.
Quando você começa a atrasar uma parcela, os bancos ou financeiras começam a te importunar, isto é, te ligar para cobrar essa parcela que está em atraso. Eles usam todos os tipos de argumentos possíveis para assustar você, com o intuito de que você perca o sono e entre em outra dívida para conseguir pagar a sua dívida do financiamento.
Caso não seja possível regularizar a sua pendência, o correto é contratar uma empresa especializada, que será capaz de fazer o calculo online do seu financiamento e ingressar com uma ação revisional, para que seja renegociado os seus juros e dívidas.
Para evitar a busca e apreensão de veículos, apresentamos 3 dicas:
Dica 1: Fique atento ao seu contrato de financiamento no momento da compra, evitando assim comissões e taxas que são inseridos no valor do financiamento sem que haja o seu consentimento, fazendo com que as suas prestações “inflem” e tornem-se mais difíceis de serem pagas.
Dica 2: Preste atenção nas taxas de juros cobrados nas suas prestações em atraso, pois este tipo de manobra faz com que isto vire juros abusivos. Por isso sempre analise a quantidade de juros que está pagando nas suas prestações de financiamento.
Dica 3: Fique atento à notificação da dívida em aberto. Muitas vezes os bancos não respeitam as regras de aviso, que são requisitos básicos para a busca e apreensão.
Como você pode ver e constatar, o caminho que leva a busca e apreensão de veículo é muito perigoso e pode tirar o seu sono. Por este motivo que você deve procurar uma assessoria séria e especializada, para te ajudar a sair deste buraco. Consulte-nos agora mesmo e peça o seu calculo revisional online gratuito para que assim possamos te ajudar a se reerguer financeiramente!
Gostou do artigo? Então compartilhe o artigo, ou deixe seus comentários abaixo.
Co-fundador da empresa Reis Revisional, consultoria especializada na luta contra a cobrança de juros abusivos no Brasil, gerando economia financeira e proporcionando o equilíbrio nas relações de consumo entre seus clientes e Bancos e Financeiras.
Condecorada pela LATIN AMERICAN QUALITY INSTITUTE na categoria de Consultoria Financeira, foi premiada por sua preocupação na gestão da qualidade com certificação emitida pela LAQI, reconhecida pela ONU.
Oi boa tarde meu marido comprou um carro financiado pagou somente uma prestação,e resolveu coloca na revisional está cm 4 prestação atrasada,com quanto prestação o banco pode colok em busca apreensão..e ser caso ele decidi pagar as parcelas atrasada como posso tirar os juros abusiv.
Olá Francieli! Caso tenha contratado a Reis Revisional, a senhora deve acionar seu atendente exclusivo para responder a todos os seus questionamentos. No mais, bancos e financeiras podem ingressar com ação de busca e apreensão desde o atraso da primeira parcela.